Um idoso de 75 anos, morador do Quilombo Onça, foi brutalmente agredido na manhã da última quinta-feira (30), enquanto se preparava para ir até a cidade de Santa Inês. A vítima levou várias pancadas na cabeça, especialmente na região do olho. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a vítima disse que o crime foi encomendado por um fazendeiro da região.
Conforme o relatório da Polícia Militar do Maranhão (PM), a Força Tática foi acionada por volta das 08h30 para atender a ocorrência no Quilombo Onça. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o idoso em estado de choque, com ferimentos visíveis na cabeça. Relatos da vítima e de uma testemunha identificaram os agressores, todos armados.
A Força Tática acionou uma ambulância para prestar socorro ao idoso e escoltou o veículo até o Hospital Municipal Tomáz Martins, em Santa Inês, por conta do risco de novos ataques. Antônio foi internado e passará por uma tomografia. Além da prestação de socorro, a polícia coletou depoimentos e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Regional.
Segundo Rafael Silva, advogado da Comissão Pastoral da Terra e responsável pelo caso, o fazendeiro, identificado como Franciano, está envolvido em uma disputa por terras no quilombo. Desde 2022, há duas ações judiciais sobre esse conflito. O advogado informou que as autoridades estão cientes da situação e algumas pessoas já foram incluídas no programa de proteção, enquanto outras três continuam recebendo graves ameaças de morte.
Conflitos Agrários no Maranhão
O Maranhão é o terceiro estado do país com o maior número de conflitos agrários, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra. Em 2022, foram registradas 102 áreas de conflito e sete mortes devido às disputas de terra, sendo dois quilombolas entre as vítimas. O estado fica atrás apenas do Amazonas e Mato Grosso em número de casos.
Atualmente, mais de 200 pessoas estão sendo ou já foram ameaçadas de morte devido a esses conflitos. Os municípios de Mirador e Balsas são os mais afetados pela violência agrária no estado.
Tags: Conflito de Terras, fazenda, idoso, quilombo, segurança