Dois advogados foram presos durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, realizada na manhã desta sexta-feira (13), em Timon-MA.
Segundo o Gaeco, eles atuavam como mensageiros de uma facção criminosa, transportando drogas e transmitindo recados entre as unidades prisionais de Timon.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
As investigações, com quase nove meses de duração, revelaram que os advogados levavam substâncias ilícitas durante visitas, entregando-as a presos para posterior comercialização nos presídios.
As cartas e bilhetes continham mensagens sobre cobrança de dívidas do tráfico, bem como informações sobre a movimentação das “biqueiras”, pontos de venda de drogas.
Durante a operação que resultou na prisão de dois advogados, também houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos locais.
A Vara Especial dos Crimes Organizados expediu as ordens judiciais com apoio das polícias do Maranhão, Piauí e dos MP’s do DF e Piauí.
O nome da operação, “Mercúrio”, faz referência ao deus mitológico mensageiro, simbolizando os advogados como transportadores de mensagens, assim como drogas entre membros da facção.