PRF já apreendeu mais de 10mil m³ de madeira ilegal no Maranhão

Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal constatou que já foram apreendidos 10.174,08 mil metros cúbicos de madeira, transportada de forma ilegal entre 2022 e 2023, no Maranhão.

De acordo com dados da PRF, no período de 1 ano, só na região tocantina do estado, entre as cidades de Açailândia, Imperatriz e Porto franco, foram registrados os maiores números de apreensões de madeira serrada.

Entre as madeiras aprendidas em abordagens feitas pela Polícia Rodoviária Federal foram encontradas as espécies maçaranduba, jatobá, sucupira, sapucaia, angelim, e até a castanheira, que são protegidas por lei previstas no art. 48 da Instrução Normativa nº 21/2014 do IBAMA, restando configurado o crime ambiental previsto no parágrafo único do art. 46 da Lei nº 9.605/1998: transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente. Todas as espécies apreendidas são de grande valor no mercado de fabricação de móveis e principalmente na construção civil.

De acordo com a PRF, as abordagens são feitas em caminhões que carregam madeira sem autorização necessária para o transporte do tipo de carga, além de não ter a guia florestal e nem nota fiscal é considerado como prática é irregular e o caminhão e a madeira são automaticamente apreendidos.

Tags: imperatriz, madeira ilegal, Maranhão, prf