Policiais militares salvam bebê de 19 dias que engasgou com leite materno em São Luís

Um bebê com apenas 19 dias de nascido foi salvo por policiais militares após se engasgar com o leite materno nesta quarta-feira (20), próximo à avenida General Arthur Carvalho, no bairro Miritiua, na Região Metropolitana de São Luís.

O pequeno Arthur estava sendo amamentado, quando engasgou. A mãe Andrea Santos ainda tentou ajudar o menino, mas ao notar que a criança não reagia, procurou ajuda dos vizinhos na portaria do condomínio onde mora.

“Eu comecei a fazer as manobras nele aqui em casa. Ele não chorou, ele estava assim agoniado ainda, aí começou a voltar e eu não consegui continuar, porque eu fiquei desesperada, aí… Só que eu continuei fazendo, continuei fazendo, mas minha mão estava tremendo demais”, relatou Andrea.

Andrea disse, ao Difusora ON, que saiu com a criança nos braços pedindo ajuda na portaria do condomínio. Funcionários da empresa terceirizada que presta serviços no residencial perceberam a situação e acionaram a polícia.

Quando os policiais do 40° Batalhão da Polícia Militar chegaram até o local iniciaram imediatamente os primeiros socorros e a criança foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão. O soldado R. Andrade foi quem realizou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desengasgo.

“Aparentemente a criança não estava respirando normal, e chegando no hospital, a gente entregou a criança para os profissionais, e com um tempo, questão de minutos, a gente conseguiu escutar o choro da criança. O choro da criança é o sinal de alívio para a gente, que é quando a criança volta a respirar normalmente. Um alívio para toda a guarnição, para a mãe, principalmente”, disse o soldado.

Ao chegar à UPA, uma equipe de médicos plantonistas assumiu o atendimento realizando os procedimentos de reanimação e estabilização da criança.Após o susto, Arthur está em observação e vai receber acompanhamento médico.

“Ele já chegou com a saturação um pouco baixa. 86, se eu não me engano. Aí ele ficou no monitoramento, a gente ficou algumas horas lá e depois a gente foi liberado pelo médico. Depois levamos ele no pediatra para ser avaliado pela pediatra dele. E ela disse que ele estava bem, aí ele foi liberado”, disse Andrea.

 

Tags: bebê, caso de engasgo, Criança salva, policia militar