Polícia Federal realiza operação em combate ao comércio ilegal de madeira, em Buriticupu

Três pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal durante a segunda fase da operação Araribóia Livre, na última terça-feira (28), no município Buriticupu, a 415 km de São Luís.

A ação da PF, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) visa combater a propagação do comércio irregular de madeira extraída em terra protegida por lei.

Segundo as informações, até o momento, 32 empreendimentos madeireiros foram alvos de fiscalização, 74 motores foram destruídos, 11 pessoas foram conduzidas por possuir madeira sem comprovação da origem e também por não possuírem licença para o funcionamento do estabelecimento.

Dentre as penas, os investigados vão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada, baseada no art. 180, §1° do CPB e armazenamento de produto de origem vegetal sem licença válida conforme o art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98.

A operação é a continuidade de uma série de medidas que vem sendo adotadas durante todo o ano de 2023 para conter atos ilícitos ambientais em Terra Indígena

Tags: Funai, ibama, madeira ilegal, Maranhão, polícia federal, terra indígena