Dois homens podem responder pelos crimes de Receptação Qualificada e Peculato, após investigação da Polícia Federal na Operação Fluxo Postal. A iniciativa realizada na manhã desta quinta-feira (11) em São Luís visa combater esquemas de desvio de aparelhos celulares do fluxo postal dos Correios. Segundo as informações da PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar de afastamento de função pública contra os suspeitos de integrarem o esquema criminoso.
A investigação apontou que um funcionário público dos Correios lotado no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) de São José de Ribamar estaria desviando objetos postais da unidade. Com a função de realizar a conferência dos itens, ele estaria se aproveitando do cargo para entregar aparelhos celulares e outros itens a comparsas que faziam a retirada das encomendas na unidade, sem os devidos procedimentos e normas internas dos Correios.
Além disso, outro suspeito foi identificado como um possível receptador dos objetos extraviados. Sua função no esquema seria a de vender os itens adquiridos ilegalmente para terceiros. Os investigados podem responder pelos crimes de Receptação qualificada e Peculato, com penas de até 8 e 12 anos de reclusão, respectivamente.
Tags: correios, crime, polícia federal