Polícia Federal deflagra operação contra trocas de etiquetas de malas em aeroportos

A Polícia Federal de Goiás deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a segunda fase da Operação Iraúna, que visa combater o tráfico internacional de drogas por meio do envio em bagagens com etiquetas trocadas em aeroportos. São cumpridos, ao todo, dois mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão contra quatro funcionários terceirizados do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Foi no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) que as goianas Jeanne Paollini e Kátyna Baía tiveram as etiquetas de identificação de suas malas colocadas em outras duas bagagens com 40 quilos de cocaína. Elas embarcaram em Goiás, em 4 de março, com destino a Frankfurt, na Alemanha, e faziam escala em São Paulo.

Elas foram detidas pela polícia alemã assim que desembarcaram no país e ficaram por 38 dias no presídio feminino de Frankfurt. A soltura das brasileiras veio após autorização do Ministério Público alemão, que teve acesso aos documentos relacionados à investigação sobre alteração das etiquetas feita pela PF.

A primeira fase da Operação Iraúna foi deflagrada em 4 de abril, quando foram cumpridos seis mandados de prisão de funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de Guarulhos, envolvidos na troca das etiquetas das bagagens de Jeanne e Kátyna.

Fonte: SBT News

Tags: aeroportos, etiquetas, Malas, operação