PF realiza operação para combater fraude contra a Caixa Econômica

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular esquema criminoso voltado para a prática de fraudes bancárias eletrônicas: a Operação Apáti.

As investigações indicaram a realização de fraudes por meio de acessos indevidos em contas da Caixa Econômica Federal, que teriam sido hackeadas pelos criminosos com o intuito de desviar valores para contas de laranjas e pessoas jurídicas fictícias. As fraudes cometidas geraram um prejuízo aproximado de R$ 630 mil à Caixa.

Na ação de hoje, policiais federais da Força-Tarefa da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro do Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O cumprimento do mandado resultou na apreensão de celulares e de um notebook, visando a arrecadação de bens obtidos através da prática criminosa, bem como outros meios de prova em poder dos investigados.

A apuração dos fatos criminosos foi iniciada com base em informações fornecidas pelo Núcleo de Repressão à Fraudes Bancárias da Diretoria de Combate aos Crimes Cibernéticos. O nome da operação faz referência à expressão grega “apáti”, que significa fraude.

Tags: caixa economica, criminosos, hackeadas, operação apáti, policia federal, Rio de Janeiro