Nesta quinta-feira (29), uma pessoa foi presa durante a Operação Lei Áurea realizada pela Polícia Federal nas cidades de Codó e Trizidela do Vale.

De acordo com a PF, o homem foi preso preventivamente, por envolvimento na submissão de trabalhadores a condições análogas a de escravo, em uma fazenda localizada na cidade de Pedreiras.

A investigação da Polícia Federal teve início a partir de informação encaminhada ao Disque Denúncia do Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA), sobre trabalhadores que eram submetidos a condições análogas à escravidão em uma fazenda de Pedreiras.

De acordo com a PF, durante as investigações foi possível identificar o agenciador das vítimas e responsável por submeter os trabalhadores a condições escravas, além do proprietário da fazenda.

A polícia conseguiu apurar que os trabalhadores eram submetidos a jornada exaustiva e condições de trabalho degradantes. Ainda no decorrer das investigações, a PF identificou que o agenciador realizada a venda de drogas nas frentes de trabalho.

Com base nas informações obtidas, a Polícia Federal cumpriu, nesta quinta, um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Codó e Trizidela do Vale, envolvendo suspeitos de envolvimento no crime.

A medida foi determinada pelo juiz da Segunda Vara da Seção judiciária de Maranhão.

Sobre o nome da operação, que foi intitulada de Lei Áurea, a PF destaca que o termo faz referência ao nome dado ao instrumento normativo responsável por abolir a escravatura dentro do território nacional.

Tags: codó, MPT-MA, operação lei aurea, pedreiras, pf, trabalho escravo, trizidela do vale