PF realiza operação contra o trabalho escravo no interior do MA

Três trabalhadores foram resgatados, nesta terça-feira (12), em condições análogas as de escravo, na cidade de Amarante do Maranhão. O resgate ocorreu no âmbito da Operação CRY OF FREEDOM da Polícia Federal.

Durante as investigações, foi constatada a condição degradante a que os trabalhadores eram submetidos, tais como o cerceamento de direitos trabalhistas, casa em condições precárias de limpeza, sendo inclusive constatado a presença de ratos no interior do imóvel, escassez de alimentos para subsistência das vítimas, a falta de lugar adequado para a higiene dos envolvidos, sendo necessário realizar as necessidades fisiológicas no mato próximo a propriedade, assim como a inexistência de equipamentos para proteção individual das vítimas diante da necessidade de manipulação de materiais nocivos à saúde humana.

O proprietário do imóvel rural poderá responder pelo delito de reduzir trabalhador a condição análoga à de escravidão (art. 149, do Código Penal) com penas que podem passar dos 8 (oito) anos de prisão em razão da quantidade de vítimas resgatadas.

A operação foi denominada CRY OF FREEDOM por ser uma expressão que traduzida a língua nacional significa um grito de liberdade que é a finalidade da operação com os devidos resgates das vítimas e punição dos envolvidos na prática criminosa. 

Fonte: Polícia Federal

Tags: Amarante, imperatriz, Maranhão, operação cry of freedom, polícia federal