PF faz operação contra suspeitos de fraudes nas compras de criptomoedas no MA

A Polícia Federal realizou uma operação em cinco estados, na manhã desta terça-feira (6), contra um esquema fraudulento de compra de criptomoedas na maior plataforma mundial para esse tipo de negociação. Ao todo, 100 policiais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Ceará, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo. 

Os investigados utilizavam dados de cartões de crédito fraudados por meio de um “ataque” cibernético massivo, conhecido como “enumeração”. Nesse tipo de golpe, os criminosos geram automaticamente um enorme volume de números de cartões, para realizar compras pela internet, por meio de várias tentativas. Na operação desta terça, a polícia apreendeu cartões em branco, pen-drives e outros aparelhos eletrônicos. 

O grupo é acusado de lavar esse dinheiro, transferindo os ativos adquiridos para outros usuários várias vezes. Isso dificulta o rastreio dos recursos ilegais. De acordo com a Polícia Federal, o valor total do golpe chega a cerca de R$ 19 milhões. As penas somadas para esses crimes podem chegar a 26 anos de prisão. 

As investigações contra o grupo começaram a partir de informações compartilhadas pelo Serviço Secreto norte-americano, e que foram disponibilizadas pela Embaixada dos Estados Unidos. A partir dessa cooperação internacional, as investigações no Brasil foram levadas adiante pela recém-criada Diretoria da Polícia Federal especializada no Combate a Crimes Cibernéticos. 

Tags: bahia, Criptomoedas, justiça federal ceará, Maranhão, polícia federal, santa catarina, São Paulo