PF faz operação contra fraudes na Caixa Econômica em São Luís

A Polícia Federal do Maranhão deflagrou na manhã desta terça-feira (21), uma operação visando desmantelar uma complexa rede criminosa especializada em crimes financeiros, em São Luís.

Segundo a polícia, esta rede se dedicava à prática de delitos como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude na obtenção de financiamento, lavagem de capitais e corrupção, todos perpetrados em detrimento da Caixa Econômica Federal. Somadas, as penas podem chegar a 48 anos de reclusão.

Ainda segundo a polícia, a operação se concentrou na desarticulação de um esquema ilegal voltado à obtenção fraudulenta de contratos de energia solar junto à mencionada instituição pública. Além disso, muitos dos clientes não tinham conhecimento da contratação ou apenas tiveram seus nomes utilizados para concretização da fraude na aquisição de sistemas de painéis solares. Este esquema contava com a participação de alguns gerentes.

Foram emitidos 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas envolvidas. Ademias, a ação resultou na decretação da prisão preventiva de um dos envolvidos, com cooperação da INTERPOL, no arresto de bens – com bloqueio de contas, indisponibilidade de veículos e imóveis – e na suspensão das funções dos gerentes investigados, proibindo o acesso a qualquer agência da Caixa Econômica Federal pelo prazo de 60 (sessenta) dias, sem prejuízo de eventual prorrogação.

Esta é apenas uma fase inicial da investigação, que seguirá em curso para fortalecer os elementos de informação em relação aos demais envolvidos no esquema criminoso.

*com informações Polícia Federal

Tags: polícia federal, São Luís