PF deflagra operação contra grupo que fraudava benefício do INSS no RJ

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (25) 19 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão contra suspeitos de participar de uma organização criminosa especializada em praticar fraudes contra benefícios do INSS e falsificar documentos. Foram presos 14 envolvidos no esquema. 

A Operação Metamorfose apura prejuízos causados à Previdência Social de aproximadamente R$ 8 milhões, sendo que os valores poderiam alcançar estimados R$ 12,2 milhões pelo prazo de duração restante dos benefícios recolhidos ilegalmente, segundo a PF.

Durante as investigações, que contaram com o apoio do Núcleo de Inteligência do Ministério da Previdência Social do RJ e da Centralizadora de Prevenção a Fraudes da Caixa, a PF identificou que foram fraudados os benefícios do tipo pensão por morte e BPC-LOAS (Benefício de Prestação Continuada ao Idoso Hipossuficiente).

O grupo criminoso operava mediante a realização de requerimentos de benefícios previdenciários em nome de pessoas “fictícias”, além da reativação de benefícios titularizados por pessoas já falecidas. Para tanto, a quadrilha anexava aos processos concessórios documentação falsificada.

Uma vez concedido o benefício, os criminosos realizavam a abertura de contas em agências bancárias, sacavam o benefício e retiravam o cartão magnético para saques futuros. Verificou-se também que, além de atuarem como procuradores de pessoas “fictícias”, os criminosos se apresentavam perante o INSS como se fossem outra pessoa, visto que alguns integrantes da quadrilha forjaram a própria identidade.

Os criminosos responderão, dentre outros delitos, pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. Se somadas, as penas podem chegar a 31 anos e 8 meses de reclusão.

Fonte: SBT News

Tags: fraude, INSS, operação, pf