PC-MA realiza palestras alusivas à conscientização da saúde mental

Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) promoveu uma série de palestras para os servidores da instituição de segurança, dos dias 24 de janeiro a 3 de fevereiro. O intuito da ação foi explicar e divulgar a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de pôr os temas da saúde mental e emocional na vida profissional e pessoal em evidência.

As palestras foram realizadas por meio Supervisão de Apoio e Assistência Biopsicossocial (SAAB/PCMA).

Com o tema “Janeiro Branco, Saúde Mental e Emocional”, as palestras foram ministradas pela chefe da SAAB-PCMA, a psicóloga Carolina Abreu. O objetivo é trazer reflexões sobre o cuidado com a saúde emocional, como: quais caminhos procuramos para esse cuidado? Quais as possibilidades desse cuidar? O que fazer para ter saúde emocional?

“Queremos aproveitar que o início de ano já promove reflexão sobre estilo de vida, e novos projetos, novas escolhas e expectativas. Nos sentimos empolgados com as possibilidades de mudanças para o ano que se inicia. É importante utilizar essa ‘energia’ para disseminar uma cultura de cuidado com a saúde mental e emocional, entendendo que a dor emocional é tão importante quanto a dor física. Para isso, precisamos levar informações e combater mitos e preconceitos referente a esse cuidado, gerando hábitos mais saudáveis e mudanças de comportamento que contribuam para uma boa saúde mental”, destacou a psicóloga Carolina Abreu.

Segundo os estudos recentes,72% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho. Além disso, 32 % da população apresenta sintomas de Burnout.

São cerca de 60 milhões de pessoas segundo o IBGE. As palestras também alertaram que os distúrbios mentais têm apresentado incidência relevante no Brasil, com impactos diversos, entre sociais, produtivos e financeiras.

Em cinco dias, a ação foi realizada para os servidores da SECCOR, Centro Administrativo da PC-MA (Madre Deus), SENARC, SEIC, ACADEPOL-MA e Delegacia Geral da PC-MA.

A Delegacia Geral de Polícia Civil, acredita na importância em receber orientações de profissionais qualificados nesta área das emoções humanas e espiritual, pois o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição requer equilíbrio psicológico e emocional.

Tags: Janeiro Branco, PC-MA, Polícia Civil, Polícia Civil do Maranhão, saúde mental