PC-MA lança campanha de combate ao assédio na final do Campeonato Maranhense

A Campanha Carnaval Sem Assédio e Sem Violência foi lançada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) na noite do último domingo (29). O lançamento foi realizado no estádio no Estádio Castelão, em São Luís, durante a abertura da partida do jogo da final do primeiro turno do Campeonato Maranhense, entre Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético Clube.

A ação foi lançada através da Coordenação das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, do Departamento de Feminicídios, com apoio da Delegacia Geral da PC-MA.

A campanha visa a conscientização sobre a importância do combate ao assédio sexual contra as mulheres durante as festividades do carnaval.

Na ocasião, os jogadores do Sampaio Corrêa pousaram com uma faixa de conscientização para os torcedores sobre a importância do respeito à mulher, além da divulgação dos serviços de apoio e acolhimento às mulheres que forem vítimas de assédio e violência.

O ato é fruto de uma parceria entre o setor de marketing do Sampaio Corrêa e a Polícia Civil do Maranhão.

O trabalho preventivo alerta que paquerar, beijar e se divertir fazem parte da folia do Carnaval, porém é preciso respeitar a vontade das mulheres. Em um contexto carnavalesco, ações como roubar beijos ou passar a mão no corpo alheio, sem permissão, são ações que podem ser enquadradas como crime de importunação sexual.

O lançamento da campanha contou com a participação do delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil do Maranhão, Lúcio Reis; da coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; da chefe do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura e da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

Tags: campanha, campanha de conscientização, PC-MA, Polícia Civil, Polícia Civil do Maranhão, violência contra a mulher