Operação policial cumpre mandados de busca e apreensão contra organização criminosa

A Polícia Civil do Maranhão, em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso participou, na manhã da última sexta-feira(6), de uma megaoperação batizada de “Operação Pentágono”, que tinha como missão cumprir, em cidades de interior do Maranhão, 07 mandados de buscas e apreensões contra alvos investigados por envolvimento no roubo a uma empresa de transporte e segurança de valores, no dia 9 de abril deste ano, na cidade de Confresa, em Mato Grosso. Além do Maranhão, às ordens judiciais ainda foram cumpridas em mais cinco estados do país.

Na sexta, mais de 90 policiais, incluindo da Polícia Civil dos estados do Maranhão, Mato Grosso, além do Centro Tático Aéreo(CTA) e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio de suas respectivas centrais de inteligências, deflagraram a operação policial nos municípios de Santa Luzia do Tide, Alto Alegre do Pindaré e Vitorino Freire. Entre os investigados estão responsáveis pelo planejamento, apoio financeiro e logístico ao roubo.

Na cidade de Vitorino Freire, os policiais cumpriram mandados de busca domiciliar em propriedades de um integrante da organização, suspeito de ter participado diretamente da ação criminosa no Mato Grosso, além de ser o financiador do roubo.  Na ocasião, a companheira do alvo foi presa em flagrante por receptação de uma motocicleta roubada e posse ilegal de 209 munições de calibre 9mm, de uso restrito.

Já nas cidades de Santa Luzia do Tide e Alto Alegre do Pindaré, as forças de segurança tiveram como alvos a residência, fazendas, sítios e um posto de combustível de um empresário apontado pelas investigações como um dos financiadores do roubo contra a empresa de segurança.

Nos imóveis ligados ao empresário, foram apreendidas armas de fogo, como uma carabina, calibre 5.56mm com carregador; 10 coldres de polímero para pistolas; 01(uma) balaclava; 01 porta carregador duplo; 200 caixas de munição calibre 5.56mm; 01 (uma) cartela de munições para pistola; 01 revólver, marca Taurus calibre 398, numeração suprimida e com munições intactas; 01(uma) pistola marca Glock, calibre 9mm, municiada; 59 munições 9mm intactas e 02 carregadores.

A Operação Pentágono que foi coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Regional de Confresa , tinha em seu planejamento o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão em empresas e fazendas localizadas nas cidades de Hidrolândia e Rialma (GO); Santa Luzia do Tide, Alto Alegre do Pindaré e Vitorino Freire (MA); Itapeva (MG); Redenção (PA); Atibaia, Diadema, Guarulhos, Paulínia, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Palmas, Gurupi e Peixe (TO).

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, todo material apreendido em território maranhense, bem como alguns conduzidos, foram apresentados nas Delegacias de Polícia de Vitorino Freire e Santa Inês. “A Polícia Civil do Maranhão contribuiu nas ações investigativas e na execução dos mandados e continuará auxiliando para a completa elucidação e alcance de todos os envolvidos”, destacou Paiva.

Tags: alto alegre, CTA, matanhão, mato grosso, Operação policial, santa luzia do tide