Operação desmobiliza quatro garimpos ilegais em unidade de conservação

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF), o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desmobilizou, nesta sexta-feira (16), quatro garimpos ilegais que poluíam o rio Aquiri, afluente do rio Itacaiúnas, numa área de conservação ambiental no Pará.

Uma pessoa foi presa e equipamentos do garimpo foram inutilizados. A PF divulgou as informações neste sábado (17). Segundo a corporação, “durante a ação, foram identificados os responsáveis pelo crime ambiental de usurpação de bens da União, que consistia em extração irregular de cobre e ouro na Floresta Nacional de Itacaiúnas”.

O comunicado acrescenta que “as equipes desmobilizaram acampamentos e estruturas de apoio dos garimpos, e destruíram nove motores estacionários”. A pessoa presa foi encontrada com uma espingarda em um dos acampamentos.

“Nas incursões foram constatados grandes bolsões de desmatamento, feitos para acesso de maquinários e acampamentos, onde são realizadas as práticas ilegais”.

A PF explica que a descoberta dos garimpos foi feita a partir de um levantamento do ICMBio. “É visível o assoreamento do rio Aquiri e Itacaiúnas, nas regiões de Marabá/PA e São Felix do Xingu/PA. Há grandes manchas que percorrem o leito dos rios, contaminando áreas das comunidades ribeirinhas e o interior da unidade de conservação”, afirma a corporação.

Ela vai instaurar inquérito policial para investigar de forma separada cada ponto de garimpo encontro, para responsabilizados pelos delitos cometidos.

Fonte: SBT News

Tags: conservação, desmobiliza, garimpo