Na manhã desta terça-feira (05), a Polícia Federal deu início as operações Dangerous e Paschoal com o objetivo de  desarticular um grupo suspeito na participação de esquema bilionário de contrabando de grãos. Além da capital maranhense, outras 14 cidades foram alvo da operação. Ao todo foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão.

Segundo a Polícia Federal (PF), o grupo mantinha um esquema bilionário de contrabando de soja,  milho e agrotóxicos trazidos da Argentina para o Brasil. Ainda segundo a PF, as investigações iniciaram em 2022 e apuraram que a organização criminosa é formada por três núcleos que atuam de forma coordenada entre os detentores dos portos clandestinos, os beneficiários e revendedores das mercadorias contrabandeadas e os operadores financeiros

A operação também aconteceu nas cidades de  Palmeira das Missões/RS, Rodeio Bonito/RS, Cerro Grande/RS, Três Passos/RS, Tiradentes do Sul/RS, Horizontina/RS, Crissiumal/RS, Santo Ângelo/RS, Condor/RS, Tuparendi/RS, Santana do Livramento/RS, Itapema/SC, Itaí/SP e Palmas/TO.

Através de doleiros, o grupo realizava diversas operações cambiais à margem do sistema legal para promoção de evasão de divisas com a finalidade de pagar fornecedores da mercadoria no exterior, sendo que duas das empresas utilizadas com esse propósito adquiriram criptoativos na ordem de 1,2 bilhões de reais.

Tags: contrabando, operação, prf