Polícia Federal reprime crime de abuso sexual infantil em Timon

A polícia Federal deflagrou a terceira fase da operação Conteúdo Proibido, nesta quarta-feira (6), na cidade de Timon (MA). Os policiais cumpriram mandados de quebra de dados telemáticas e de busca e apreensão na residência de uma pessoa investigada por crimes de armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil.

O nome da operação remete ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, conduta reprimida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.

O conteúdo foi rastreado graças a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, que capaz de rastrear a atuação dos investigados na rede mundial de computadores.

Os equipamentos e mídias apreendidas foram encaminhados para a realização dos exames periciais visando à coleta de provas digitais, as quais ficam armazenadas nos equipamentos eletrônicos.

“A Polícia Federal tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, visando identificar vítimas vulneráveis e prender abusadores, fazendo cessar o cometimento de tais ações, as quais afetam diretamente a sociedade e a família brasileira, principalmente crianças e adolescentes”, afirmou o delegado James Miranda, que conduz as investigações.

As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias (MA) e se se confirmada a hipótese criminal, o investigado poderá responder, dentre outros, pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.

O consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes. As investigações seguem em andamento.

Tags: Caxias, Maranhão, pf, timon