Matéria atualizada às 9h50
Uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (6), em São Luís, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares de prisão.
A ação, conduzida pela Polícia Civil do Maranhão, visa combater os crimes de roubo de dados e extorsão na internet.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
De acordo com as investigações, os criminosos estariam obtendo informações de bancos de dados de empresas e funcionários de forma ilícita.
Após a obtenção dessas informações, o grupo as vendia no mercado da dark web e em fóruns ilegais.
Além disso, a Polícia informou que os alvos praticaram extorsão contra as vítimas, chegando a exigir o pagamento de quantias superiores a R$ 100 mil.
Segundo o delegado Guilherme Campelo, os dados extraídos pelos criminosos incluíam informações como nomes, CPFs, e-mails, números de telefone e até valores salariais das vítimas.
explicou Guilherme Campelo
“Dados desse tipo facilitam a prática de outros crimes, como estelionato eletrônico e golpes de falsas centrais de atendimento, levando as pessoas a caírem em fraudes”
Ainda de acordo com o chefe do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos, as investigações começaram após as vítimas procurarem o departamento para denunciar o caso, ocasião em que foram orientadas a não ceder às exigências dos criminosos.
A partir daí, a polícia identificou os suspeitos, dois dos quais atuam na área de tecnologia da informação, e obteve autorização judicial para agir contra eles.
As investigações continuarão em andamento, pois a polícia acredita que mais pessoas possam estar envolvidas nas atividades ilícitas.
Os agentes informaram ainda que entre as vítimas está uma das maiores redes de supermercados do Maranhão.
Tags: extorsão, internet, operação, Polícia Civil