O Maranhão é alvo de operação da Polícia Federal (PF) de combate a um esquema de importação ilegal de medicamento para diabetes, praticado por médicos e clínicas, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento, ou seja, por conta e risco do médico que o prescreve.
Além do Maranhão, a Operação ‘Off Label’ cumpre mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo. As equipes da PF cumpriram os mandados no Aeroporto Internacional de São Paulo, na manhã desta terça-feira (30).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A ação é desdobramento da prisão de um brasileiro, ocorrida neste mês de julho. O homem foi preso quando desembarcou de voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que havia feito conexão na Inglaterra, e transportava 32 caixas do medicamento, que tem o uso aprovado pela Anvisa, porém não é comercializado no Brasil, sendo que sua importação deve obedecer aos trâmites legais.
Na ocasião, o suspeito, tentou se livrar do pagamento dos impostos no valor de quase R$ 30 mil, apresentando laudo médico e receitas, que após serem analisados pelos técnicos da Anvisa, foram identificados como falsos, evidenciando a intenção comercial na importação do medicamento.