Líder de facção criminosa no MA é preso pela PRF no Piauí

Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã de hoje (21), em Piripiri (PI), um homem de 49 anos, apontado como chefe de uma facção criminosa relacionada ao tráfico de drogas no Maranhão. Condenado a quase 30 anos de prisão por diversos crimes, ele estava foragido da justiça desde agosto de 2020, quando foi liberado da penitenciária de Pedrinhas-MA para o indulto de dia dos pais e não retornou mais.

O suspeito retornava a Teresina após passar uns dias no litoral piauiense. Ao ser abordado por uma equipe da PRF, que realizava fiscalização na BR-343, foi solicitada a apresentação da documentação obrigatória. Nesse momento, os policiais suspeitaram que havia um documento falso dentre os entregues pelo homem.

Diante da atitude suspeita, a equipe decidiu realizar uma análise na tentativa de detectar a verdadeira identidade dele. O aprofundamento da averiguação revelou não apenas a identidade real do abordado, mas também um mandado de prisão em aberto e uma longa lista de crimes cometidos pelo mesmo.

De acordo com seu histórico, ele é acusado de liderar uma facção criminosa no Maranhão, que praticava diversos crimes dentro e fora do sistema prisional, como homicídios, roubos e tráfico de drogas. E ainda, participar de rebeliões e tentativas de fugas em presídio utilizando explosivos e armas de fogo.

A ação aconteceu em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (FICCO/CE), que auxiliou na identificação e prisão do abordado. A FICCO é um programa nacional pautado pela atuação integrada das esferas federal e estadual, que visa intensificar o combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.

Sendo assim, o indivíduo foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba para que que fossem adotados os procedimentos que o caso requer.

Fonte: PRF-MA

Tags: Maranhão, piauí, prf