A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que o corpo de Valdemar Marciano, indígena Guajajara de 45 anos, foi achado com marcas de espancamento. Valdemar foi encontrado em uma construção civil no último dia 28 em Amarante do Maranhão, a 683 km da capital.

Segundo o delegado Gabriel Andrade, Valdemar foi vítima de agressão física e morreu por traumatismo cranioencefálico – a lesão no crânio causada pelo impacto. Valdemar Guajajara era morador da aldeia Nova Viana, localizada na Terra Indígena Araribóia.

Uma possível ligação do crime com os direitos dos indígenas vem sendo investigada pela Polícia Civil. Os indígenas de Araribóia são alvo frequente de ameaças motivadas por disputa por territórios.

De acordo com o delegado Alex Coelho, se confirmada ligação do crime com direitos indígenas, o caso seguirá para a Polícia Federal (PF). Se constatado que a morte de Valdemar não teve relação com conflitos, a PC-MA continuará responsável pelo caso.

Porém, uma equipe da PF já se deslocou a Amarante do Maranhão para prestar auxílio à Polícia Civil do Maranhão nas investigações.

Uma testemunha afirmou à imprensa que Valdemar bebia em um bar da região com a esposa e outros ocupantes, momentos antes de ser assassinado. O padrasto de Valdemar Guajajara prestou depoimento à polícia na última segunda-feira (30).

Mortes Guajajaras frequentes

O caso de Valdemar Marciano é mais uma morte de um indígena Guajajara a repercutir, tanto em uma semana quanto em período recente. Na última terça-feira (24), José Inácio Guajajara foi encontrado morto às margens da BR-226, na aldeia Jurema. A causa da morte foi apontada como infarto em laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML).

Em setembro de 2022, Janildo Oliveira Guajajara e Israel Carlos Miranda Guajajara morreram, por execução e atropelamento, respectivamente, na região da Terra Indígena de Araribóia.

Na época, a PC-MA não descartou a possibilidade de Israel Carlos ter sido espancado.

Tags: Araribóia, Guajajara, Indigena, indígenas, indígenas guajajaras, Povo Guajajara, terra indígena, Terra Indígena de Arariboia