Funcionários públicos e mecânico são presos por suspeita de peculato

Dois funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foram presos nesta última quinta-feira (26) pela Polícia Civil, por suspeita de crime de peculato. Um dono de uma oficina mecânica também foi detido. As prisões foram realizadas por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), vinculada à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

Após o recebimento de notícia crime formalizada por meio de disque-denúncia, visando apurar a liberação irregular de uma motocicleta do pátio da Secretaria, a PC-MA realizou diligência na Areinha. Na área, localizou uma motocicleta sem placa. O veículo havia sido repassado pelos funcionários ao dono da oficina mecânica.

Os funcionários públicos foram localizados no mesmo local. Eles portavam documentos do órgão de trânsito municipal, como uma ficha de remoção de veículo e uma guia de liberação de veículo. Segundo informações policiais, o veículo citado na ficha foi apreendido na Operação Rolezinho, realizada no dia 6 de setembro de 2022.

Os suspeitos foram conduzidos à Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECOOR), onde foram autuados em flagrante delito.

O CRIME DE PECULATO

O crime de peculato consiste na na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública. O peculato está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

Tags: corrupção, funcionário público, funcionários públicos, PCMA, peculato, Polícia Civil, prisão em flagrante, PRISÕES, SMTT