Trinta e duas mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão entre janeiro e julho deste ano. O caso mais recente foi registrado no sábado (6), no bairro Maçaranduba, em Coroatá.
Segundo a delegada Wanda Moura, responsável pelo Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, a vítima estava em um relacionamento abusivo com episódios de várias brigas e agressões, mas não denunciou ou pediu medida protetiva. Cansada da situação, Luana decidiu pôr um fim no relacionamento de quatro anos.
Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp
Inconformado com o término do relacionamento, o ex-companheiro, identificado como Luís Mendes, atacou a mulher, golpeando-a em várias partes do corpo e fugiu do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar socorro, mas devido à gravidade dos ferimentos, a vítima morreu no local.
Após horas de buscas, o autor do crime foi encontrado pelos vizinhos sem vida em um quintal, próximo à casa em que morava com Luana. A perícia foi acionada e o corpo foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML).
Wanda Moura destacou a importância de fazer a denúncia de casos de relacionamentos abusivos antes de culminar em crimes. (Veja o vídeo abaixo)
Canais de Atendimento
Atualmente existem diversas frentes no acolhimento às mulheres em situação de violência, tais como: delegacia da mulher, Aplicativo Salve Maria, possui ainda os seguintes canais para registro e denúncia de casos de violência contra a mulher: 190 / Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública); 181 / Disque-Denúncia Maranhão; e Delegacia On-line.
Tags: codó, feminicídio, Polícia Civil