Cinco pessoas são mortas por dia no Maranhão

Por dia, cinco pessoas morrem de forma violenta no Maranhão. É o que diz o painel de indicadores estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os dados levam em consideração os crimes de feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguido de morte.

Ao todo, nos meses de janeiro e fevereiro, o estado contabilizou 312 mortes violentas, tendo as cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Balsas com maior incidência desses crimes: foram 27, 19, 15 e 10 vítimas respectivamente.

Em comparação aos outros estados brasileiros, o Maranhão ocupa o 8° lugar no ranking que contabiliza a quantidade de vítimas no Brasil. Os dados revelam ainda que a maioria das vítimas eram do sexo masculino (294), enquanto houve 18 mulheres que tiveram a vida interrompida.

Os dados do painel de indicadores estatísticos do Ministério da Justiça usam informações oficiais enviadas pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Até a data de publicação desta matéria, a SSP do Maranhão não havia informado o quantitativo de mortes violentas equivalentes ao mês de março.


No site da SSP-MA há apenas o relatório de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) referentes a Grande São Luís, composta pelos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Segundo os dados do órgão de segurança, 11 pessoas morreram de forma violenta na Grande São Luís. No entanto, os métodos de consulta dos dados relacionados a meses anteriores não são disponibilizados no site oficial da SSP.

Os dados da SSP apontam ainda que a maioria dos crimes foram registrados em São Luís, onde 7 pessoas perderam a vida. O relatório diz ainda que as vítimas possuíam entre 26 e 46 anos e cerca de 72,7% foram mortas por armas de fogo.

No entanto, não existem dados de outras cidades. Em Imperatriz, por exemplo, 37 casos de homicídios foram registrados pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) até o mês de março deste ano.

(Matéria atualizada às 15h58: corrigimos a informação sobre a quantidade de homicídios em Imperatriz. Anteriormente informamos 40 no mês de março, mas o correto é 37 até o mês de março. Lamentamos o equívoco e pedimos desculpas aos nossos leitores)

Tags: balsas, Caxias, homicídio, imperatriz, mortes violentas, São Luís, SSP-MA