A operação começou após a abordagem de um homem em atitude suspeita, que portava maconha.
A operação começou após a abordagem de um homem em atitude suspeita, que portava maconha.
A Polícia Militar do Maranhão destruiu uma plantação ilegal com cerca de 20 mil pés de maconha escondida em uma área de mata fechada e de difícil acesso, no povoado Mundico, zona rural de Santa Helena. A ação foi realizada por policiais do 10º Batalhão durante patrulhamento na região.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo a PM, a operação começou após a abordagem de um homem em atitude suspeita, que portava maconha. A partir dessa ocorrência, os policiais chegaram à roça ilegal, considerada uma verdadeira lavoura do crime. Além do plantio, foram apreendidos aproximadamente três quilos da droga já pronta para comercialização na residência do suspeito.
De acordo com o major Braga Júnior, a guarnição se deslocou ao povoado para averiguar uma denúncia de motocicleta furtada. Por se tratar de um local já conhecido por denúncias de tráfico e de roças de maconha, os policiais realizaram abordagens ao longo da vicinal que dá acesso à comunidade. Em uma dessas abordagens, o homem foi interceptado com cerca de dois quilos de maconha pronta para consumo.
Questionado, o suspeito informou que morava no povoado Mundico e que a droga vinha de uma roça de maconha mantida em parceria com outra pessoa do município de Central. Diante da informação, a guarnição de Santa Helena acionou apoio da Polícia Militar de Turilândia para seguir até o local indicado.
As equipes precisaram percorrer aproximadamente 12 quilômetros por área de mata fechada até chegar ao plantio. No local, foi confirmada a existência de uma vasta plantação, com cerca de 20 mil pés. O homem detido afirmou que oito mil pés seriam de sua responsabilidade e que os outros 12 mil pertenciam ao parceiro.
A polícia realizou a coleta de amostras para perícia e promoveu a erradicação do restante do material por incineração, permanecendo no local até a queima completa. Além da droga encontrada inicialmente, os policiais apreenderam mais um quilo de maconha na residência do suspeito.
Após os procedimentos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, junto com o material apreendido, para as providências legais. O caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos.