Investigação aponta possibilidade de venda ilegal dos itens para o exterior.
Investigação aponta possibilidade de venda ilegal dos itens para o exterior.
A Polícia Civil do Maranhão divulgou nesta segunda-feira (10) a apreensão de 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão e 16 kg de bexigas natatórias. Os órgãos estavam em vários cômodos de um imóvel no bairro Jardim Turu, em São Luís. O provável destino dos itens era a venda ilegal para o exterior.
Segundo o delegado Lúcio Reis, da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), a prática do finning, que consiste na captura e extração apenas da barbatana, deixando o peixe mutilado para trás, configura crime ambiental.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A apreensão foi realizada na última quinta-feira (6). De acordo com a polícia, ainda foram encontrados no imóvel produtos químicos e equipamentos que sugerem que o local servia como uma base clandestina para o esquema. Também foram localizadas anotações indicando altos valores possivelmente vinculados à suposta organização criminosa.
Conforme investigações preliminares, as barbatanas de tubarão eram enviadas para a China e outros países asiáticos. Nessa região, o órgão é considerado uma iguaria exótica e pode valer entre US$ 200 e US$ 500 por quilo.
O material apreendido foi encaminhado para perícia oficial, com o objetivo de determinar precisamente as espécies mutiladas.
Até o momento, a polícia identificou dois responsáveis pelo material. Ambos abandonaram a residência sem deixar paradeiro.