O Projeto de Lei 4820/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, visa atualizar e ampliar as diretrizes sobre educação ambiental nas escolas. O projeto modifica a atual Lei 9.795/99, que criou a Política Nacional de Educação Ambiental, e estabelece novos parâmetros para a implementação da educação ambiental nas escolas de todo o Brasil.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
De acordo com a proposta, a educação ambiental deverá ser incluída de forma transversal nos currículos da educação básica, tanto em instituições de ensino público quanto privado. A ideia é que o tema seja abordado de maneira multidisciplinar, com temas como sustentabilidade, reciclagem, proteção dos recursos naturais e mudanças climáticas.
O projeto também destaca a responsabilidade do Poder Executivo em regulamentar os padrões mínimos para os conteúdos de educação ambiental, além de promover a formação contínua dos professores sobre esses temas.
Para garantir que a medida tenha um impacto efetivo, o projeto prioriza escolas localizadas em áreas com maior vulnerabilidade socioambiental e sugere o uso de tecnologias digitais no ensino ambiental
Os recursos necessários para a implementação dessa nova legislação virão do Orçamento Geral da União, fundos voltados à educação e ao meio ambiente, além de parcerias com organismos internacionais e o setor privado.
O Projeto de Lei será analisado pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e Cidadania. Caso seja aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, ele poderá ser transformado em lei.
Fonte: Agência Câmara de Notícias