Quase 100 mandados foram cumpridos somente esta semana; novas buscas ocorreram em 7 municípios maranhenses e no Ceará.
Quase 100 mandados foram cumpridos somente esta semana; novas buscas ocorreram em 7 municípios maranhenses e no Ceará.
Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) cumpriu 49 mandados de busca e apreensão em continuidade à Operação Lei do Retorno, que atua contra uma organização criminosa responsável por desviar mais de R$ 50 milhões destinados à Educação. Os mandados tinham como alvos pessoas físicas e servidores públicos nas cidades maranhenses de Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José do Ribamar e Timon, além de Fortaleza, no Ceará.
Anteriormente, na última terça-feira (19), a PF já havia cumprido outros 45 mandados de busca e apreensão. De acordo com as autoridades, os 94 mandados cumpridos nesta semana resultaram em mais de R$ 2,5 milhões apreendidos entre valores em espécie, cheques e veículos.
As investigações apontaram que a origem do dinheiro estava no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Os recursos foram desviados por meio de fraudes em licitações municipais entre 2021 e 2025.
De acordo com a PF, o esquema consistia em retornar parte dos valores contratados com verbas do FUNDEB aos servidores públicos envolvidos. Os suspeitos podem responder por formação de organização criminosa, corrupção ativa ou passiva, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas chegam a 52 anos de prisão.