A Operação Multiplus insere-se no contexto de compromisso firmado pelo Brasil junto à comunidade internacional por meio da Convenção sobre os Direitos da Criança.
A Operação Multiplus insere-se no contexto de compromisso firmado pelo Brasil junto à comunidade internacional por meio da Convenção sobre os Direitos da Criança.
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (25), a Operação Multiplus com a finalidade de combater a aquisição e o compartilhamento de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil.
Os agentes federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo Imperatriz, no Maranhão. A operação ocorreu ainda nos municípios de Nova Iguaçu, no Rio, em Londrina, no Paraná, em, e em Cuiabá, capital de Mato Grosso.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com a PF, um dos investigados, alvo do mandado judicial cumprido em Nova Iguaçu, comercializava pela internet fotos e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, em conjunto com um homem que foi preso pela Polícia Federal em Vitória da Conquista, na Bahia, durante a Operação Proteção Integral II, no dia 14 de maio deste ano.
A operação Multiplus objetivou tirar de circulação esses criminosos que armazenam e compartilham esses tipos de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil, conduta que, por si só, constitui crime.
“Porém, estudos e a experiência policial indicam que essas pessoas, além de armazenar tais arquivos, tendem a progredir criminosamente e, se tiverem oportunidade de abusar de uma criança ou adolescente, não hesitarão em fazê-lo. Então, é importante que a sociedade civil organizada e todas as forças de segurança movimentem esforços no sentido de afastar de vez essa prática nociva”, disse o delegado federal Giuliano Cucco, responsável pela investigação.
A Polícia Federal iniciou as investigações após receber relatórios enviados pela National Center for Missing & Exploited Children, organização privada sem fins lucrativos de proteção à criança, estabelecida pelo Congresso dos Estados Unidos em 1984.
A Operação Multiplus insere-se no contexto de compromisso firmado pelo Brasil junto à comunidade internacional por meio da Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado assinado durante a Assembleia Geral da Nações Unidas (ONU) em 1989, que visa à proteção de crianças e adolescentes ao redor do mundo.