Uma pesquisa realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais. O levantamento foi feito com 2 mil pessoas, acima de 16 anos, em todos os estados do país, entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2025.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Entre os entrevistados, 27% se disseram contra a diminuição da jornada, 5% não são nem a favor nem contra e 3% não souberam responder.
De acordo com a pesquisa, os principais benefícios apontados pela população com a redução da jornada são:
• Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%)
• Aumento da produtividade (55%)
• Desenvolvimento social do país (45%)
• Desenvolvimento econômico (40%)
• Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%)
Sobre a escala de seis dias trabalhados por um de folga (6×1), 54% dos entrevistados se disseram contra, enquanto 39% são a favor, 4% não têm opinião formada e 3% não souberam responder.
A pesquisa também perguntou sobre a chamada PEC da escala 6×1, que está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta prevê uma redução da jornada máxima de trabalho semanal para 36 horas, divididas em quatro dias de trabalho e três de folga, sem redução de salário. Nesse caso, 63% dos entrevistados se mostraram a favor, 31% contra, 4% ficaram neutros e 3% não souberam opinar.
Quando questionados sobre os impactos da mudança, 42% acreditam que a alteração seria positiva para o país, 30% acham que seria negativa, 22% disseram que não faria diferença e 6% não souberam responder.
Se a redução da jornada virar realidade, 47% dos brasileiros afirmam que usariam o tempo livre para se dedicar à família, 25% cuidariam da saúde, 22% fariam renda extra e 17% investiriam em cursos e capacitações profissionais.
Com informações de Agência Brasil