Chuvas intensas atingiram as cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.
Chuvas intensas atingiram as cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.
Na noite desta quarta-feira (19) fortes chuvas atingiram a cidade de Pedreiras, no interior do Maranhão, região do Médio Mearim, causando alagamentos pelas ruas da cidade. Nas últimas 24 horas foram registrados em média 11mm de chuva no município.
A forte correnteza das chuvas foi registrada em vídeos pelos moradores da cidade, que compartilharam as imagens através de redes sociais.
As fortes chuvas que caíram sobre o município iniciaram desde a terça-feira (17), quando ocorreu a média de 50 mm de chuvas. Esse volume ainda é considerado moderado a forte, o que não representa grandes riscos neste momento.
De acordo com as previsões meteorológicas do Instituto de Meteorologia (Inmet) o Maranhão está sob o alerta amarelo e laranja de chuvas, o que representa o perigo potencial de chuvas intensas.
Diante ao período chuvoso, os municípios que são cortados na região pelo Rio Mearim como Pedreiras, Trizidela e Bacabal seguem sendo acompanhados pelas prefeituras e pela Defesa Civil, que monitoram as condições climáticas e a evolução do nível do rio.
Segundo a Defesa Civil, devido as chuvas o nível do Rio Mearim teve uma pequena elevação chegando a 5,85 mm.
Como medida de segurança, alguns bares e restaurantes que ficam mais próximos às margens precisaram realizar a retirada de cadeiras e mesas.
“Por serem cortadas por rios, as cidades de Pedreiras, Trizidela e Bacabal, são consideradas sensíveis e estão constantemente sendo monitoradas. As ações dos municípios também estão sendo monitorados diariamente, mas no momento estão dentro do quadro previsto, sem dados alarmantes”, disse Major Rodrigues, Chefe do Departamento de Gestão de Desastre.