Ônibus deixaram de circular em São Luís nesta quarta-feira (24). Diversos bairros da capital foram impactados pela suspensão do serviço.
Ônibus deixaram de circular em São Luís nesta quarta-feira (24). Diversos bairros da capital foram impactados pela suspensão do serviço.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) informou, por meio de nota à imprensa, que a paralisação do transporte público registrada nesta quarta-feira (24) na capital maranhense é consequência do desconto considerado ilegal de subsídios por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
De acordo com o SET, a retenção dos subsídios teria ocorrido em descumprimento a decisões da Vara de Interesses Difusos e do Supremo Tribunal Federal (STF), que tratam do financiamento do sistema de transporte coletivo. A entidade alertou ainda para o risco de um “caos geral” no transporte público de São Luís caso a situação não seja resolvida.
Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT, informou que as questões trabalhistas são de responsabilidade do SET. A secretaria destacou ainda que o Município vem cumprindo com o pagamento do subsídio ao transporte público conforme previsto e que não há pendências por parte da gestão municipal.
Ainda segundo a SMTT, a Prefeitura aguarda que as empresas consorciadas e o Sindicato dos Rodoviários cheguem a um entendimento, a fim de garantir a continuidade e a regularidade dos serviços prestados à população.
O Portal Difusora News solicitou esclarecimentos ao juiz da Vara de Interesses Difusos, Douglas de Melo Martins, sobre o impasse, mas, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.