Evento celebra 20 anos de resistência com atrações musicais, performances e grande mobilização popular.
Evento celebra 20 anos de resistência com atrações musicais, performances e grande mobilização popular.
A Parada LGBTQIAPN+ de São Luís chega à sua 20ª edição neste domingo (31), encerrando a programação da Semana do Orgulho 2025. O evento, considerado a maior Parada do Maranhão, acontece a partir das 15h, na Avenida Litorânea, com passeatas, shows, DJs e performances de drag queens.
Criada em 2004, a Parada é promovida pelo Grupo Gayvota, o movimento social mais antigo do Maranhão voltado à defesa da diversidade sexual e de gênero. Além da marcha, o evento integra a Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Luís, criada em 2007, que reúne uma série de atividades ao longo de sete dias, como palestras, seminários, oficinas, minicursos, práticas esportivas e apresentações culturais. A programação é realizada em parceria com movimentos sociais da Grande Ilha e com o apoio de secretarias municipais e estaduais.
Entre 2004 e 2009, a Parada reuniu cerca de 1,3 milhão de participantes, com destaque para 2007, quando aproximadamente 300 mil pessoas participaram do evento, incluindo caravanas de 35 municípios maranhenses.
A Parada do Orgulho é reconhecida como um movimento de celebração, mas também de reivindicação por direitos. Sua origem remonta a 1969, em Nova York, quando pessoas LGBTQIAPN+ reagiram às constantes batidas policiais no episódio que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, marco histórico do movimento mundial pela diversidade e igualdade de direitos.