Túmulo segue o estilo simples que Francisco sempre defendeu
-dezembro 5, 2025
Túmulo segue o estilo simples que Francisco sempre defendeu
O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu próprio pedido. O corpo do pontífice foi levado em cortejo após a missa de Exéquias na Basílica de São Pedro e enterrado às 13h30 (horário local).
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Cerca de 150 mil fiéis se reuniram nas ruas de Roma para prestar uma última homenagem ao líder religioso. O cortejo foi acompanhado por uma multidão emocionada, que seguiu o trajeto em silêncio e oração.
O rito de sepultamento foi presidido pelo cardeal Kevin Farrell, na presença de religiosos e familiares de Francisco. A cerimônia durou meia hora e foi marcada por simplicidade, como desejava o papa.
Em nota, o Vaticano informou que Francisco foi colocado em um nicho sepulcral entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, próximo ao ícone de Maria Salus Populi Romani. “Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé.
O túmulo segue o estilo simples que Francisco sempre defendeu: apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz. Um toque pessoal foi a escolha da pedra usada na construção, extraída da região da Ligúria, terra do bisavô do papa.
Com a cerimônia, encerra-se uma jornada de homenagens ao líder que marcou a Igreja Católica com seu papado voltado para os pobres e a simplicidade.