Com impasse na escola e sem resolução pela Secretaria de Educação, os pais informaram que vão acionar a DPE e MP.
-fevereiro 3, 2026
Com impasse na escola e sem resolução pela Secretaria de Educação, os pais informaram que vão acionar a DPE e MP.
Pais de alunos da Unidade de Ensino Básico Darcy Ribeiro, no bairro Sacavém, devem acionar o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPMA), para buscar resolver o impasse da retirada de turmas do prédio escolar.
A decisão foi tomada após reunião que ocorreu entre pais de alunos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a direção do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), na última sexta-feira (18), na escola.
Segundo Lucilene Amaral, uma das mães que estão à frente do protesto pela não retirada de turmas da UEB Darcy Ribeiro, os pais reuniram documentos para solicitar a intervenção da Justiça no caso.
“Nós vamos agora essa semana sim. Já está tudo certo, organizamos as folhas do abaixo-assinado e os demais documentos para a gente ir tanto na Defensoria Pública, quanto no Ministério Público buscar ajuda para nosso problema”, relatou.
Reunião
A última reunião para debater o impasse da retirada de turmas da UEB Darcy Ribeiro, aconteceu na última sexta-feira (18) e contou com a participação da secretária ajunta de ensino da Semed, Rebeca Azevedo, de técnicos da secretaria e do presidente do Sindeducação, Andrey Campos.
Segundo os pais de alunos, a atividade não conseguiu apresentar resposta concreta sobre ações da gestão municipal para resolver o problema.
“Eles não nos deram uma resposta concreta sobre nada. Só vieram para conversar, ouvir as mães, mas não decidiram nada. Depois que exigimos uma reunião com a direção geral, com o prefeito ou com alguém que pudesse nos dar um aval do que está acontecendo, foi que marcaram uma reunião para o próximo dia 29 onde deverão nos dar uma informação concreta”, disse Lucilene Amaral.
O Portal Difusora News solicitou nota à prefeitura de São Luís para saber o que foi apresentado pela gestão municipal aos pais na reunião e um posicionamento sobre a informação do acionamento do Ministério Público e Defensoria Pública, mas até a publicação desta matéria, os órgãos não responderam a solicitação.