O levantamento mostra que a vantagem de Orleans sobre Braide, que em novembro era de 4 pontos percentuais, aumentou para 7 pontos em dezembro.
O levantamento mostra que a vantagem de Orleans sobre Braide, que em novembro era de 4 pontos percentuais, aumentou para 7 pontos em dezembro.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Econométrica mostra o cenário atual da corrida eleitoral para o Governo do Maranhão nas eleições de 2026.
O levantamento, feito entre os dias 3 e 6 de dezembro, apontou o crescimento nas intenções de voto do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) e a ampliação da vantagem sobre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

No cenário estimulado — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados — o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), lidera com 34,7% das intenções de voto, contra 27,9% de Braide.
O resultado mostra que a vantagem de Orleans sobre Braide, que em novembro era de 4 pontos percentuais, aumentou para 7 pontos em dezembro.
Além disso, o histórico dos levantamentos realizados pelo Instituto Econométrica para o Governo do Estado, iniciado em dezembro de 2024, aponta a ascensão de Orleans Brandão. O secretário de Assuntos Municipalistas quase triplicou as intenções de votos em um ano.
Em contrapartida, Eduardo Braide, que em dezembro do ano passado tinha 30,4% e teve o pico de intenções no mês de maio, quando alcançou 33,8%, registrou, pela primeira vez, percentual abaixo dos 30%.
No cenário estimulado, a Econométrica que os pré-candidatos Lahésio Bonfim (Novo) e Felipe Camarão (PT), também registraram movimento de queda em relação às pesquisas anteriores. Enquanto o pré-candidato do Novo saiu dos 21,8% no início da série histórica, para 17,1% no último levantamento, o vice-governador iniciou com 15,6% e chegou a 8,5% na pesquisa de dezembro. Os eleitores que não sabem ou não responderam somaram 7,5% e nulo, 4,2%.

No cenário espontâneo — quando os entrevistadores não apresentam opções de nomes — Orleans Brandão também lidera, com 19,8% das menções. Além disso, o Instituto Econométrica mostra que o secretário de Assuntos Municipalistas foi o único pré-candidato que veio em constante crescimento desde o início da série histórica: saindo de 1,5% de dezembro de 2024 para 19,8% de dezembro de 2025.
Já Eduardo Braide, que tinha 17,6% em dezembro de 2024 e chegou a 20% no mês passado, caiu para 18,6% no levantamento deste mês. Lahésio desceu de mais de 11% no início da série histórica para 7,6% e Felipe Camarão diminuiu de 8% para 3,4%. Outros somaram 1,6%
O levantamento, encomendado pelo portal Imirante.com, ouviu 1.365 eleitores em todo o estado. A pesquisa tem margem de erro de 2,7 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.