Mais de 100 mil crianças e adolescentes estão envolvidos em situações de trabalho infantil no Maranhão
Mais de 100 mil crianças e adolescentes estão envolvidos em situações de trabalho infantil no Maranhão
O Programa Deu Treta, da TV Difusora, destacou nesta semana o combate ao trabalho infantil durante o período junino no Maranhão. A reportagem do repórter Eduardo Gomes mostrou que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTEMA), em parceria com outros órgãos, está realizando ações para coibir a exploração de crianças e adolescentes em arraiais e festas populares.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo o IBGE, mais de 100 mil crianças e adolescentes estão envolvidos em situações de trabalho infantil no Maranhão. Locais como feiras, praias e grandes eventos culturais concentram os maiores índices.
Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e adolescentes foram retirados de atividades ilegais em todo o Brasil, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Desse total, 86% estavam nas chamadas piores formas de trabalho infantil, que envolvem riscos graves à integridade física e emocional, como exposição ao tráfico de drogas, assédio moral e sexual, além de evasão escolar.
Durante o São João, as fiscalizações serão intensificadas em pontos estratégicos, com blitz e ações de busca ativa nos arraiais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100.
O objetivo é garantir que as crianças tenham seus direitos respeitados e possam viver a infância com segurança e dignidade.