O Porto do Itaqui divulgou nesta terça-feira (29) um edital voltado para o desenvolvimento dos setores portuários, marítimo e logístico no Maranhão.
O projeto, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), busca apoiar pesquisas nessas áreas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Além disso, o período de submissão das propostas vai até o dia 9 de dezembro, e as inscrições podem ser realizadas no site da Fapema.
Conforme o edital, resultados da primeira fase estão previstos para o dia 9 de janeiro, com início das entrevistas dos candidatos aprovados em fevereiro de 2025.
O público-alvo são professores e pesquisadores de instituições de ensino superior públicas ou privadas sediadas no estado.
Hibernon Marinho, diretor de operações do Porto do Itaqui, destaca a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da relação entre a comunidade acadêmica e o porto.
“Esse edital é um passo estratégico para o Itaqui, pois buscamos soluções inovadoras que aprimorem nossos processos e apoiem o desenvolvimento sustentável.”
Ademais, o diretor ressalta que os projetos submetidos devem estar relacionados ao desenvolvimento tecnológico, descarbonização, impacto ambiental e otimização logística.
acrescenta Hibernon.
“Queremos fortalecer o vínculo entre o porto e o ecossistema de pesquisa, fomentando estudos aplicáveis diretamente às operações portuárias, ampliando nossa competitividade e beneficiando nossa hinterlândia”, acrescenta Hibernon.
Por fim, a comissão divulgará o resultado final da seleção dos projetos apresentados a partir do dia 28 de março de 2025.
Tags: FAPEMA, Porto do Itaqui, professores, São Luís