Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em cinco cidades.
-janeiro 28, 2026
Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em cinco cidades.
Na manhã desta quarta-feira (7), uma grande operação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) foi realizada para investigar suspeitas de irregularidades em contratos de pavimentação asfáltica em Imperatriz, a 632 km de São Luís.
A ação, denominada de Operação Pavimentum, envolve empresas que teriam atuado de forma combinada para vencer licitações públicas da Prefeitura de Imperatriz, especificamente junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em cinco cidades: Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís e Barras (no Piauí). A operação contou com o apoio do Ministério Público do Piauí, além da atuação conjunta de promotores e técnicos de diferentes regiões do Maranhão.
De acordo com o Ministério Público, as investigações começaram a partir de denúncias recebidas pela Promotoria de Justiça de Imperatriz e apontam que os contratos investigados — conhecidos como “tapa-buracos” — somam cerca de R$ 85,5 milhões. Laudos técnicos ainda identificaram problemas técnicos na execução das obras, como deformações no asfalto e falhas na preparação do solo.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 23 milhões em bens e recursos dos investigados da operação, com o objetivo de garantir a devolução de valores considerados irregulares até o momento.
Todo o material recolhido na operação será analisado e poderá servir de base para novas ações judiciais. O objetivo é apurar os fatos, identificar os responsáveis e buscar soluções para que os recursos públicos sejam aplicados corretamente para o benefício da população.
Confira as fotos e vídeo divulgado pelo MPMA:




