Cumpriu 48 ordens judiciais em diferentes cidades do Brasil
-dezembro 10, 2025
Cumpriu 48 ordens judiciais em diferentes cidades do Brasil
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso, participou nesta terça-feira (21) da terceira fase da Operação Código Seguro, que tem como alvo um grupo criminoso com atuação em diversos estados do país. O grupo é suspeito de obter e vender dados sensíveis e ferramentas utilizadas para aplicar fraudes e outros crimes pela internet.
📱Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Coordenada pela Polícia Civil de Mato Grosso, a operação cumpriu 48 ordens judiciais em diferentes cidades do Brasil, entre elas São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ), Manaus (AM), Lauro de Freitas (BA), e Jaraguá do Sul (SC).
No Maranhão, as equipes da Delegacia Regional de Balsas realizaram um mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva na cidade de Riachão. O alvo foi um homem suspeito de envolvimento com o esquema criminoso.
As investigações começaram em 2023, após o registro de acessos indevidos a sistemas policiais, realizados com credenciais (senhas) que haviam sido vazadas. O grupo utilizava esses acessos para obter informações sigilosas e manipular dados veiculares.
Segundo a polícia, o esquema envolvia a aquisição ilegal de dados de chassis, motores e placas de veículos para “esquentar” automóveis furtados ou roubados, adulterando sinais identificadores e simulando uma falsa regularidade.
As duas fases anteriores da operação Código Seguro ocorreram em julho e novembro de 2024. Com base nos materiais apreendidos, a polícia conseguiu identificar os principais núcleos de atuação da quadrilha e aprofundar as investigaç