A pesquisa avalia todos os 26 estados brasileiro e o Distrito Federal (DF) na segurança no trânsito.
A pesquisa avalia todos os 26 estados brasileiro e o Distrito Federal (DF) na segurança no trânsito.
Uma pesquisa recente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) classificou o Maranhão como um dos piores estados do Brasil em segurança no Trânsito. O estudo chamado IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou todos os 26 estados e o Distrito Federal (DF) para a classificação.
Segundo a pesquisa, o estado maranhense está com o desempenho de 2,29 pontos, em uma escala de zero a cinco. O Maranhão está dividindo o penúltimo lugar do ranking com o Amapá e Roraima, ambos também com 2,29, ficando na frente do Pará (2,14) e do Amazonas (1,86).
Dados levantados pelo estudo revelam que o DF lidera o ranking da pesquisa (4,0), sendo considerado o local mais seguro para dirigir.
Os critérios de avaliações que a pesquise se baseou foram: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Vigilância, Promoção à Saúde e Atendimento às Vítimas; Normatização e fiscalização; e os Indicadores de Mortalidade.
O Maranhão teve desempenho muito baixo em Vias Seguras (4,1) e Normatização e Fiscalização (0,6), ficando entre os piores do país. Em Indicadores de Mortalidade, a região maranhense revelou alto índices de mortes no trânsito, com 2,29 pontos. Já em Segurança Veicular, o estado obteve uma das melhores pontuações do país (9,7).