Ponte Juscelino Kubitschek, que ligava os municípios de Aguiarnópolis-TO e Estreito, caiu em dezembro de 2024 e deixou 14 pessoas mortas.
-dezembro 16, 2025
Ponte Juscelino Kubitschek, que ligava os municípios de Aguiarnópolis-TO e Estreito, caiu em dezembro de 2024 e deixou 14 pessoas mortas.
Atualizada às 12h01
Na noite desta segunda-feira (15), um ônibus de turismo caiu no Rio Tocantins durante uma tentativa de embarcar na balsa que realiza a travessia entre as cidades de Aguiarnópolis e Estreito, na divisa entre Tocantins e Maranhão. Apesar do susto, não houve nenhuma vítima.
Segundo os relatos iniciais de testemunhas, o veículo era ocupado apenas pelo motorista, que conseguiu sair com a ajuda de quem estava no local. O ônibus teria caído na água após uma possível falha do sistema de freios quando tentava acessar a embarcação.
O vídeo abaixo, gravado por uma das pessoas que estava próxima ao acesso da balsa, mostra como o ônibus ficou parcialmente submerso.
As travessias foram suspensas temporariamente após o episódio. O transporte de veículos e passageiros via balsa substitui o trajeto anteriormente feito pela Ponte Juscelino Kubitschek, que caiu no dia 22 de dezembro de 2024 e resultou na morte de 14 pessoas, com outras três desaparecidas.
Uma nova ponte está sendo construída com um investimento de R$ 171,97 milhões do Governo Federal. O trecho faz parte da BR-226, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Segundo a pasta, a obra já ultrapassou 95% de conclusão e deve ser entregue ainda este mês.
Em nota ao Portal Difusora News, o DNIT informou que está apurando, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as causas do incidente. A autarquia reitera que o motorista do veículo foi resgatado com ferimentos leves e que a retirada definitiva do veículo deverá ocorrer nos próximos dias.
O DNIT diz ainda que a inauguração da ponte em construção está prevista para acontecer até o final de dezembro, mas que não é possível informar, neste momento, uma data exata. A empresa responsável pelo ônibus não foi localizada pela reportagem.