Atualmente, 1.162 médicos do programa federal atuam em municípios maranhenses, segundo dados do Ministério da Saúde.
Atualmente, 1.162 médicos do programa federal atuam em municípios maranhenses, segundo dados do Ministério da Saúde.
O primeiro edital do Programa Mais Médicos de 2025 prevê a contratação de 117 profissionais para o Maranhão. Os médicos que vão atuar no estado integram o quantitativo de 2.279 anunciados pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (17) na nova etapa do programa.
Os profissionais atuam nas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento e o acompanhamento mais perto da população e, quando necessário, encaminham para uma consulta com profissionais especializados.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Atualmente, 1.162 médicos do programa federal atuam em municípios maranhenses, segundo o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde. Destes, 569 são profissionais formados no Brasil; 369 são médicos intercambistas; 208 são bolsistas; e 16 são tutores.
Para aderir ao Mais Médicos, gestores dos estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até o dia 24 de março, com resultado do edital previsto para 8 de abril. O novo edital do Ministério da Saúde também garante a promoção da igualdade étnico-racial. Estão previstas vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência.
Uma importante ferramenta vai auxiliar na redução do tempo de espera: o e-SUS APS. O prontuário eletrônico do SUS é gratuito e acelera a integração da informação do paciente entre atenção primária e atenção especializada.
É por meio desse prontuário que o profissional do Mais Médicos sabe se o paciente voltou à unidade para retorno da consulta, se as informações estão completas e se os exames estão em dia, ou seja, um canal rápido e eficiente, tanto para o paciente, como para o profissional.