Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Innospace emitiram comunicado sobre a nova tentativa, que será às 15h45 da segunda-feira (22).
Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Innospace emitiram comunicado sobre a nova tentativa, que será às 15h45 da segunda-feira (22).
Após a suspensão da tentativa marcada para a última sexta-feira (19), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sul-coreana Innospace confirmaram uma nova tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano para esta segunda-feira (22), às 15h45. A Operação Spaceward ocorre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e representa o primeiro voo comercial de um foguete a partir de solo brasileiro.
A data é a última da janela estabelecida pelos grupos responsáveis pelo lançamento. Originalmente, o foguete seria lançado no dia 22 de novembro, mas na véspera foi anunciada a alteração para o período entre 16 e 22 de dezembro, com a justificativa de que eram necessários novos testes de segurança.
Os últimos adiamentos da missão ocorreram após a detecção de algumas anomalias em componentes do sistema de refrigeração do veículo. Posteriormente, a Innospace precisou realizar uma inspeção técnica no funcionamento da válvula utilizada para o abastecimento do tanque de metano líquido do segundo estágio.
O foguete levará ao espaço satélites desenvolvidos por universidades, com propósitos científicos e também sociais. A missão é considerada um importante passo para a inserção do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, com a abertura de novas oportunidades de geração de renda e investimentos no setor.