Chegou ao Brasil, na manhã desta quinta-feira (11), mais um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave pousou às 9h10 no Aeroporto de Fortaleza com 96 repatriados, como parte da política migratória em vigor no governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Segundo a Polícia Federal do Ceará, um dos passageiros foi preso assim que desembarcou. Ele tinha um mandado de prisão em aberto.
Os repatriados estavam algemados durante o voo. Após o desembarque, eles foram acolhidos em um posto de atendimento humanizado, onde começaram a receber suporte.
De Fortaleza, os repatriados seguiram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A chegada está prevista para as 15h.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este é o 5º voo com deportados recebido em Fortaleza. Já em Confins, será o 6º. Na chegada, os repatriados serão recebidos em salas exclusivas e adaptadas para o acolhimento.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens rodoviárias para ajudar os repatriados a retornarem aos seus estados de origem. Trinta passagens são destinadas a quem desembarcou em Fortaleza, principalmente para o Norte e Nordeste. As outras 20 são para os que chegaram a Confins, com destino ao Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Durante o processo de acolhimento, os repatriados terão acesso a alimentação, higiene, atendimento de saúde, suporte psicológico, orientações sobre seus direitos e apoio para retornar às suas cidades. Também será possível receber acolhimento temporário, caso seja necessário.