A operação foi realizada nos municípios de Timon e Caxias, resultando em 12 casos registrados do crime de furto e fraude de energia elétrica.
-dezembro 9, 2025
A operação foi realizada nos municípios de Timon e Caxias, resultando em 12 casos registrados do crime de furto e fraude de energia elétrica.
Cinco pessoas foram presas suspeitas de cometerem o crime de furto e fraude no consumo de energia elétrica entre os dias 24 e 28 de novembro nos municípios de Timon e Caxias, interior do estado. A operação foi coordenada pela Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) que registrou 12 casos do crime.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), foi constatado que grande parte das irregularidades ocorria diretamente nos medidores de energia elétrica, onde foi encontrado um aparelho para reduzir o consumo real da energia utilizada.

As ocorrências foram realizadas tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais de grande porte. Dos casos, nove foram em Timon e três em Caxias.
A prática de furto e fraude de energia elétrica, além de configurar crime, pode provocar sérios danos ao sistema elétrico.
Ligações irregulares e dispositivos clandestinos sobrecarregam a rede, podendo causar interrupções no fornecimento, afetando serviços essenciais como hospitais e escolas, além de aumentar o risco de acidentes, incêndios e explosões.