Brincadeiras, matracas e muita devoção anunciam a chegada do rito da passagem de uma das tradições mais celebrada na região maranhense: o Lava-Bois.
Brincadeiras, matracas e muita devoção anunciam a chegada do rito da passagem de uma das tradições mais celebrada na região maranhense: o Lava-Bois.
A batida das matracas anuncia a chegada da multidão com brincadeiras regidas ao som da voz do cantador de toadas, que coordena centenas de devotos a celebrarem o santo padroeiro da região maranhense. Manifestação tradicionalmente comemorada no município de São José de Ribamar-MA, o Lava-Boi reuni vários grupos de Bumba Meu Boi, com seus diferentes sotaques, dando como encerrado o período junino do estado.
O encontro popular conta com participações de vários brincantes, amos, cantadores e demais figuras do Bumba Meu Boi que agradecem e contam a cultura e tradição do padroeiro junino, São José de Ribamar.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Neste ano, a festa celebrará sua 72° edição com atrações que irão desde apresentações de grupos de Bumba Meu Boi, dos mais variados sotaques, até shows musicais. Nos dias 05 e 06 de julho, no Parque Terezinha Jansen em Ribamar, matracas, pandeirões e diversas toadas serão ouvidas para celebrar as bençãos proporcionadas por São José de Ribamar.
De acordo com o jornalista ribamarense Edson Rêgo, a tradição começou na década de 1950 quando os brincantes do Bumba Meu Boi iam até a cidade de Ribamar agradecer e pagar promessas feitas à São João, santo celebrado no mês de junho. O rito, festejado até hoje, é tradição para os brincantes das festas juninas que agradecem todos os anos, no primeiro final de semana após o São João, o ciclo junino e as graças que o período proporciona.
A expressão dada à manifestação cultural tem influência de outra celebração comemorada também no estado: o ‘Lava-Pratos’ (encerramento do período carnavalesco).
A programação do dia 05 começa a partir das 19h com o Dj Deco, Boi Valente da Ilha, Boi do Itapari, Boi Brilho da Lua, Companhia Barrica, Renanzin Pressão e Rayanne Passos.
Já no dia 06, os bois descerão em cortejo pela Avenida Gonçalves Dias até o Parque Terezinha Jansen, onde irá acontecer apresentações como da Banda Kayamba as 13h, seguido por manifestações de dança do Boi Disciplinador da Ilha, Boi de Jaguarema, Boi da Ilha, Boi da Maioba, Juçatuba, Tremor da Campina, o Boi de Ribamar e outras apresentações.
A entrada de garrafas com bebidas durante o circuito da Avenida Gonçalves Dias será inspecionada por disciplinadores. Ambulâncias de plantão estarão presentes para qualquer eventualidade e o ambulatório Dr. Honório também estará funcionando nos dias da comemoração.
O Lava-Bois é a primeira manifestação junina fora de época do estado, levando centenas de devotos a agradecerem as graças e ao ciclo junino vivido pelos maranhenses, proporcionando boas lembranças na memória dos conterrâneos e o anseio no coração de quem visita em presenciar novamente o Lava-Bois.