Xi Jinping já está na Rússia, para encontro com Putin

O presidente da China, Xi Jinping , já está na Rússia, onde foi se encontrar com o presidente Vladimir Putin, sob os olhares desconfiados do Ocidente. É que países como Estados Unidos e Japão temem uma aliança militar entre as duas nações. Isso agravaria a situação da Ucrânia, que está sob ataque russo desde 2021, e poderia fazer das duas nações uma ameaça armamentista global.

O governo chinês vem amenizando os argumentos do ocidente e diz que tem a intenção de liderar novo diálogo, para acabar com a guerra. É a primeira visita de Xi Jinping ao país, desde o começo do conflito. Internacionalmente ele é visto como aliado de Putin.

Uma entrevista coletiva dos dois líderes é esperada para esta segunda-feira (20), quando eles devem dar detalhes do encontro. A grande expectativa da mídia internacional, no entanto, é sobre a reunião dos presidentes, marcadas para esta terça-feira (21), quando eles discutirão os termos da parceria estratégica entre as duas nações. 

O aporte tecnológico que a China pode dar à Rússia, em uma situação extrema, é o grande temor das potências ocidentais. O serviço de inteligência do Reino Unido já apontou para a possibilidade de fornecimento de armas chinesas à Rússia ainda neste ano, o que foi negado pelo governo de Xi Jinping.

Fonte: SBT News

Tags: china, guerra, Russia, vladimir putin, Xi Jinping